terça-feira, 27 de março de 2018

Muito mais do que princesas

Livro “História de ninar para garotas rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias” traz histórias de mulheres reais para inspirar meninas

história de ninar para garotas rebeldes, literatura infantil, livros de crianças, empoderamento, meninas
Divulgação


As princesas são personagens imprescindíveis nos contos de fadas e que povoam o imaginário infantil – especialmente das meninas. Mas em uma época de empoderamento feminino e de discussões de igualdade de gênero, é importante mostrar para as meninas que elas podem ser muito mais do que princesas. Aliás, elas podem ser o que quiserem.

O livro “História de ninar para garotas rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias” (eu pessoalmente adorei o título) desafia as pequenas – e as mães das pequenas – a saírem um pouco da lógica dos contos de fadas e se inspirarem em mulheres reais, muito mais fantásticas do que várias princesas por aí. Como o próprio título diz, o livro traz 100 histórias sobre mulheres reais, do passado e do presente, contadas no estilo dos contos de fadas – muitas até começam com o conhecido “era uma vez”.

Entre as personagens escolhidas para inspirar as meninas, estão a pintora Frida Kahlo, a rainha Elizabeth I, a tenista Serena Williams, a motociclista Ashley Fiolek, a escritora Isabel Allende, a roqueira Joan Jett, e a cientista Margaret Hamilton.  O livro fez tanto sucesso que teve seu segundo volume lançado recentemente, recheado de personagens como a cantora Beyoncé, a jogadora Marta e a escritora J.K. Rowling. 


O livro é uma verdade coleção de personagens diferentes, experiências de vida diversas e histórias realmente inspiradoras. A ideia é que a história dessas mulheres fortes e determinadas inspirem as meninas a sonharem alto, confiando em sua própria força, e acreditando que podem mudar o mundo. Para completar a obra, o livro foi ilustrado por 60 artistas mulheres do mundo inteiro.

história de ninar para garotas rebeldes, literatura infantil, livros de crianças, empoderamento, meninas
Divulgação


Uma questão de gênero


O objetivo das escritoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo é cercar as meninas de modelos femininos reais para ajuda-las se tornar mais confiantes e ter objetivos maiores. Afinal, até nos livros infantis as mulheres tem sido sub-representadas. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Flórida em 2011 apontou que, de quase seis mil livros ilustrados publicados entre 1900 e 2000, apenas 7,5% mostraram personagens do sexo feminino como protagonistas.

“Se todas as crianças lerem que as princesas têm que esperar serem salvas pelo príncipe, então a mensagem que elas aprendem é que mulheres não são tão valiosas quanto homens, que não somos iguais”, declarou Favilli.

O primeiro volume do livro se tornou o mais vendido na Itália pela sétima semana seguida e foi traduzido para 22 idiomas no primeiro ano. Sua continuação com certeza vai alcançar os mesmos números impressionantes e talvez inspire as autoras a escreverem um terceiro livro. Histórias de mulheres fantásticas para contar é o que não falta!

história de ninar para garotas rebeldes, literatura infantil, livros de crianças, empoderamento, meninas
Divulgação


Termino o post com um trecho  do prefácio – maravilhoso – do livro:

“Para as garotas rebeldes de todo o mundo:
sonhe grande
mire distante
lute com bravura
e, na dúvida, lembre-se:

você está certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostei muito de ouvir seu comentário!
Pode deixar que eu te respondo rapidinho, tá?